O estudo Saúdes 2024, divulgado pela Médis, do Grupo Ageas Portugal, destaca uma melhoria geral na perceção da qualidade dos serviços de saúde e um aumento da literacia em saúde. Esta pesquisa faz parte do Projeto Saúdes, lançado em 2021, e oferece uma visão abrangente das tendências e padrões de saúde no país, apontando melhorias em vários indicadores.
Com base numa amostra de 1056 pessoas, o estudo Saúdes 2024 analisa cinco indicadores chave: qualidade, acesso, literacia, perceção e “Potência Saúde”, um conceito exclusivo que mede o esforço individual na promoção da saúde e bem-estar. A pesquisa foi desenvolvida pela Médis, em colaboração com a Return On Ideas.
Durante o evento de apresentação, realizado no Auditório LEAP, em Lisboa, estiveram presentes mais de 200 participantes, entre especialistas e líderes de opinião, que debateram os principais resultados do estudo.
Principais Resultados do Estudo Saúdes 2024
Qualidade dos serviços de saúde
53% dos inquiridos que utilizam serviços de saúde, tanto públicos quanto privados, avaliam a qualidade como elevada ou muito elevada.
Acesso aos serviços de saúde
26% dos portugueses relatam dificuldades em aceder aos serviços de saúde de forma atempada.
Desigualdades regionais
Desigualdades regionais persistem, com o Grande Porto a apresentar o melhor acesso a cuidados de saúde, enquanto o Algarve regista os maiores desafios.
Dificuldades financeiras
33% dos portugueses sentiram impactos negativos na sua saúde devido a dificuldades financeiras no último ano;
Saúde mental dos portugueses
46% reportaram problemas de saúde mental nos últimos dois anos, revelando a ligação entre questões financeiras e o bem-estar psicológico;
A literacia em saúde teve uma evolução significativa, com a pontuação média a subir de 6,3 para 6,8 numa escala de 1 a 10 desde 2021 e, embora 48% dos inquiridos desejem melhorar a sua condição de saúde, apenas 20% demonstram uma “Potência Saúde” elevada.
O Projeto Saúdes foi criado em 2021, no 25º aniversário da Médis, com o objetivo de retribuir à sociedade e promover o bem-estar de todos os portugueses. Adalberto Campos Fernandes, Chairman do Fórum Saúde XXI, integrou o Study Advisory Board.