Chairman

ADALBERTO CAMPOS FERNANDES
ADALBERTO CAMPOS FERNANDES
Professor na Escola Nacional de Saúde Pública
Professor na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018). Doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de Lisboa. Integra o Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) da NOVA ENSP e o Comprehensive Health Research Centre (CHRC) da Universidade NOVA. Integra o Regional Director’s Advisory Council NCD da Região Europeia da OMS. Presidente da Assembleia Geral do Instituto de Saúde Baseada na Evidência. Vice-Presidente do Conselho de Escola da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Académico Titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Integra diversas Associações Científicas Nacionais e Internacionais.
Conselho
Coordenador
Direção
Executiva
Conselho
Consultivo
Os membros do Conselho Consultivo têm como missão promover e estimular o debate, contribuindo com as suas opiniões e comentários, sobre os assuntos e temas que entendam importantes para a saúde em Portugal.

ÁLVARO SANTOS ALMEIDA
ÁLVARO SANTOS ALMEIDA
Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), onde é Diretor do Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde, e Professor da Porto Business School. Deputado da Assembleia da República.
Doutorado em Economia pela LSE – London School of Economics and Political Science (Reino Unido). Licenciado em Economia pela FEP. Mestre em Economia pela FEP.
Consultor na área da economia, gestão e políticas de saúde, tendo coordenado vários estudos para instituições públicas e privadas, e colaborado como analista de assuntos económicos em vários programas de rádio e televisão. É autor de vários livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas científicas internacionais.
Anteriormente foi Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte (2015-2016); Presidente do Agrupamento Científico de Economia da FEP (2011-2015); Presidente do Conselho Diretivo da Entidade Reguladora da Saúde (2005-2010); Economista do Fundo Monetário Internacional (1997-2000); membro do Financial Markets Group da LSE (1994-1997), onde colaborou com o Bank of England, e docente da LSE (1995-1997).

ANA ETGES
ANA ETGES
Investigadora
Pesquisadora do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde CNPq (IATS) em projetos de gestão de saúde baseada em valor e métodos de análise econômica e de custos.Pós-doutoranda no IATS, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS. Professora Adjunta da Escola Politécnica da PUCRS. Possui graduação em engenharia de produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018).

ALEXANDRA ANTUNES
ALEXANDRA ANTUNES
Membro da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Alexandra Antunes, licenciou-se em psicologia clínica no Instituto Superior de Ciências da Saúde, Norte, em 1997.
Especialista em psicologia clínica e da saúde e em educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Integra a Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses como vogal desde dezembro de 2020 e exerce funções como psicóloga clínica na Unidade Local de Saúde de Matosinhos- Hospital Pedro Hispano desde Abril de 2020.
É supervisora da linha de acompanhamento psicológico do SNS 24 criada em Abril de 2020.
O seu percurso como psicóloga no SNS teve início em 2001 quando iniciou atividade no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa – Hospital de Penafiel, e onde permaneceu até Abril de 2020.
Foi docente no curso de Psicologia clínica no Instituto Superior de Ciências da Saúde de 1997 até 2004. Foi investigadora no serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto de 1997 a 2000.

AGOSTINHO BRANQUINHO
AGOSTINHO BRANQUINHO
Partner na A&CB Advisers
Exerceu funções de administração e gestão em áreas tão diversas como a saúde, o apoio social, os media, a comunicação, o marketing e a publicidade, a cultura, a ciência e o desporto.
Mais recentemente, foi administrador na Área da Saúde da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Exerceu vários cargos públicos tendo desempenhado as funções de Secretário de Estado Solidariedade e da Segurança Social, no XIX e no XX Governos Constitucionais e Deputado à Assembleia da República, durante nove anos.
Foi professor em várias instituições de ensino superior.
Foi jornalista, editor e realizador de informação.
Tem várias obras publicadas, nas áreas da estratégia, da saúde, da comunicação social e da Europa.

ANA CÔRTE-REAL
ANA CÔRTE-REAL
Associate Dean for Executive Education at Católica Porto Business School
É Associate Dean para a Formação Executiva da Católica Porto Business School. É Coordenadora Científica do MBA Atlântico e do Marketing na Católica Porto Business School. É também Professora Visitante na Faculdade de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Escola Superior de Comunicação da Universidade do Porto. Doutorou-se no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa com tese intitulada A Atitude das Crianças face às Mascotes das Marcas (Lisboa: ISCTE, 2007). Na área das marcas tem desenvolvido pesquisa com frequentes apresentações em conferências internacionais. Foi co-autora, com um grupo de autores luso brasileiros, de “O Livro da Marca” (Lisboa: Dom Quixote, 2007) obra de referência sobre a marca em língua portuguesa. O seu artigo “One, Two, Three: A Practical Brand Anatomy” (Lencastre & Côrte-Real, 2010, Journal of Brand Management) apresenta uma nova abordagem à análise da marca baseada na semiótica. É membro do Centro de Estudos CEGEA da Universidade Católica, onde tem vindo a desenvolver diversos estudos relacionados com a estratégia de marca e estudos de mercado. É consultora na área de marketing.

ANA MARQUES SILVA
ANA MARQUES SILVA
Consultora na área da saúde
Formada em gestão pelo ISEG com especialização em políticas e estratégias em saúde e organizações de saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública, o que muito tem contribuído para o diálogo com os interlocutores políticos e profissionais de saúde. Certificação em Lean na Saúde pela universidade Americana de VillaNova.
Experiência profissional consolidada, vasta e multidisciplinar tem possibilitado construir uma visão holística do sector, quer ao nível das empresas, quer das entidades reguladoras, prestadoras ou financiadoras.
Actualmente a exercer funções de consultora na área da saúde com particular enfoque nos temas da melhoria contínua, e qualidade em tempo real.

ARLINDO OLIVEIRA
ARLINDO OLIVEIRA
Diretor do INESC
Arlindo Oliveira nasceu em Angola e viveu em Moçambique, Portugal, Suíça e Califórnia. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST) e doutorou-se na mesma área pela Universidade da Califórnia em Berkeley, com uma bolsa Fulbright. Foi investigador do CERN, do Electronics Research Laboratory de UC Berkeley e dos Berkeley Cadence Laboratories. É professor catedrático do Departamento de Engenharia Informática do IST e investigador do INESC-ID. Publicou três livros, traduzidos em diversas línguas, e mais de 150 artigos científicos em revistas e conferências internacionais da especialidade, nas áreas dos algoritmos, aprendizagem automática, bioinformática e arquitectura de computadores. Foi administrador de diversas empresas e instituições, assim como presidente do INESC-ID e da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial. É membro senior do IEEE e da Academia da Engenharia. Assumiu a Presidência do Instituto Superior Técnico em 2012. Recebeu diversos prémios e distinções, entre os quais o prémio Universidade Técnica de Lisboa / Santander por excelência na investigação, em 2009

ARTUR MILER
ARTUR MILER
Médico Dentista e Docente na Universidade Fernando Pessoa
Licenciatura em Medicina Dentária pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa.
Especialização em Reabilitação Oral pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto – 1ª Edição do Curso.
Pós-Graduado em Geriatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Mestrando em Geriatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Formação Avançada em Gestão de Pequenas Unidades de Saúde pela Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional das Beiras.
Membro do GERMI (Núcleo de Estudos em Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna).
Curso Pós-Graduado em Bioética pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Certificado de Competências Pedagógicas (CCP).

ANTÓNIO GENTIL MARTINS
ANTÓNIO GENTIL MARTINS
MÉDICO
António Gentil Martins nasceu em 10 de Julho de 1930 (Lisboa).
Licenciou-se em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1953 e fez o Curso de Ciências Pedagógicas. Após o Internato nos Hospitais Civis de Lisboa, em 1956 rumou a Inglaterra como Bolseiro do Instituto Britânico, tendo trabalhado em Londres e em Liverpool.
Dedicou-se à Cirurgia Pediátrica, à Cirurgia Plástica e à Oncologia Pediátrica.
NO QUE SE REFERE À SUA CARREIRA PROFISSIONAL IMPORTA DESTACAR O SEGUINTE:
Em 1960 criou a primeira Unidade Multidisciplinar de Oncologia Pediátrica a nível mundial no IPOFG de Lisboa, sendo pioneiro na quimioterapia pré-operatória e nas nefrectomias parciais em tumores renais unilaterais.
Nesse campo foi Conselheiro temporário da OMS.
Foi reconhecido como Especialista, pela Ordem dos Médicos em Cirurgia Plástica em 1964 e em Cirurgia Pediátrica em 1972.
Trabalhou em Oncologia Pediátrica no IPOFG, foi consultor de Cirurgia Pediátrica na Maternidade Dr. Alfredo da Costa e foi Chefe de Serviço de Cirurgia Pediátrica (durante 34 anos) e Director do Departamento de Cirurgia (durante 14 anos) no Hospital Pediátrico de D. Estefânia, em Lisboa.
Realizou mais de 12.000 intervenções cirúrgicas entre as quais se contou a separação de 7 pares de gémeos siameses, com 9 sobreviventes, o que lhe valeu fama mundial.
É autor de múltiplas publicações originais, tendo realizado mais de 200 comunicações.
Foi Conferencista convidado em inúmeras Reuniões, e Congressos, nacionais e internacionais.
Foi fundador e é Membro de Honra das Sociedades Internacionais de Oncologia Pediátrica Médica e Cirúrgica, bem como Membro de outras importantes Sociedades Médicas Internacionais.
Foi Bastonário da Ordem dos Médicos (1977-1986), Presidente da Associação Médica Mundial (1979-1983), Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (1995-1997) e Fundador e Presidente da Secção Portuguesa do Colégio Internacional de Cirurgiões.
Teve importante acção social e humanitária, sendo fundador da Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, do Instituto de Apoio à criança, do Centro de Apoio a Vítimas de Tortura, e da AMI.
Fez parte do Grupo de Trabalho da União Europeia para o ensino da Ética Médica.

BERNARDO GOMES
BERNARDO GOMES
Médico de Saúde Pública
Bernardo Luís Mateiro Gomes completou o Mestrado Integrado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2009 com participação activa na vida associativa durante o curso. Conclui a Formação Específica em Saúde Pública, tendo pós-graduações em Medicina do Trabalho e Medicina do Viajante. No currículo constam cursos na área da epidemiologia das doenças transmissíveis e estatística, assim como publicações na área de saúde pública. Trabalha no Agrupamento de Centros de Saúde Entre Douro e Vouga I e no Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte. Actualmente trabalha na área da tuberculose prisional. É docente convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do porto e palestrante habitual na área da epidemiologia de campo, epidemiologia de doenças transmissíveis e planeamento. Editor Associado da Acta Médica. Escreve regularmente na rede social Twitter sobre temáticas da saúde, publicando com alguma frequência em revistas digitais e jornais de circulação nacional, nomeadamente em colaboração com profissionais de outras áreas. Tem assumido consultorias na área da Covid-19 e é colaborador regular da Global Media na área da Covid-19.

CARLOS CRUZ
CARLOS CRUZ
Líder do setor Life Sciences & Health Care na Deloitte
Licenciado em gestão pelo ISEG – Lisbon School of Economics & Management, é Revisor Oficial de Contas desde 2012 e foi membro do Global Advisory Council da DTTL (GAC FY 14).
Com mais de 25 anos de experiência em Audit & Assurance, trabalhou com algumas das maiores organizações empresariais a atuar em Portugal nos mais diversos sectores de atividade.

CRISTINA POTIER
CRISTINA POTIER
Directora Geral da Fundação Rui Osório de Castro
Licenciada em gestão pelo ISEG em 2001, iniciou a sua vida profissional na Deloitte como Business Consultant na área de Healthcare and Public Sector. Em 2006 integrou a equipa de Recursos Humanos dedicada ao Desenvolvimento Profissional onde esteve até 2011. Desde 2011 colaborou com várias organizações no terceiro sector sendo desde 2015 a Directora Geral da Fundação Rui Osório de Castro.

CARLOS PEREIRA ALVES
CARLOS PEREIRA ALVES
Médico
Habilitações Académicas: Licenciatura em Medicina pela Universidade Porto (1967) Carreira Profissional:
– Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (2016- )
– Membro eleito do Governing Council da Federação Internacional dos Hospitais
(2011-2016)
– Professor de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de
Lisboa
– Cirurgião Geral e Vascular
– Presidente do Conselho de Administração do Sub Grupo Hospitalar Capuchos/
Desterro – Arroios de 1997 a 2004;
– Chefe de Serviço de Cirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, Lisboa
– Director da Cirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos (2004- 2012)
– Presidente da Sociedade Médica dos Hospitais Civis de Lisboa (2007-2009)
– Estágio de Cirurgia Vascular em Paris, no Hospital St. Joseph / Prof. J.M. Cormier
(1979) e no Groupe Hospitalier Pitie – Salpetriere /Prof. J.Natali (1982)
– Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Cirurgia (1976)
– Coordenador do Capitulo Vascular da Sociedade Portuguesa de Cirurgia
– Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular
(1985)
– Membro da Royal Society of Medicine e do Venous Forum (Inglaterra) desde 1986
– Autor de vários trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais e do
capítulo de Doenças Venosas do livro Cirurgia-Patologia e Clinica (Ed. Alves
Pereira e Joaquim Henriques, 2006)
– Membro da direcção do Colégio de Cirurgia da Ordem dos Médicos (1984- 86)
– Membro de grupos de trabalho Internacionais de Documentos de consenso nas
Doenças Venosas no âmbito da União Internacional de Flebologia (UIP).

DAVID MAGBOULÉ
DAVID MAGBOULÉ
LabToMarket
Licenciado em Biologia pela University of Nottingham, o David tem 15 anos de experiência internacional no setor da Saúde (Pharma, Medical Devices, Biotech) em postos de Marketing e Business Development tendo passado por empresas como a ITF-Farma, a Genetrix, a Carestream e a SonoSite FUJIFILM, e nos últimos 5 tem trabalhado como consultor de estratégia para diversas indústrias.
Apaixonado pela inovação, lançou no final de 2017 a LabToMarket, uma one- stop-shop para os investigadores e start-ups que querem lançar os seus produtos e serviços no mercado, trazendo o know-how do mercado e fazendo a ponte estratégica entre os inovadores e os decisores. Trabalha ainda com entidades governamentais, hospitais e multinacionais como consultor em metodologias ágeis e open innovation.

DOMINGOS NASCIMENTO
DOMINGOS NASCIMENTO
Chairman Moneris Douro e Beiras – Serviços de Gestão SA
Fundador e Administrador do Grupo Eurogestão, foi Presidente da Assembleia Municipal do Município de Tarouca, Coordenador Equipa Local de Acompanhamento e Auditoria ELAA e coordenador da UAG no ACES DOURO SUL – Agrupamento de Centros de Saúde.

EMANUEL BOIEIRO
EMANUEL BOIEIRO
Enfermeiro
President of the Executive Board SNE – Sindicato Nacional dos Enfermeiros
Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação
Fundador e Presidente do SNE – Sindicato Nacional dos Enfermeiros
Fundador e Vice-Presidente do Núcleo Distrital de Setúbal da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social
Mestrando em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública
Formação Avançada em Gestão em Saúde e em Empreendedorismo e Gestão da Inovação (Católica Lisbon School of Business and Economics)
Mestrado em Administração Pública, concluída componente curricular equivalente a pós-graduação (Instituto de Ciências Sociais e Políticas)
Curso de Pós-Licenciatura e Especialização em Enfermagem de Reabilitação (ESESFM)
Licenciatura em Enfermagem (ESEMFR)

EURICO CASTRO ALVES
EURICO CASTRO ALVES
Diretor do Departamento de Cirurgia no Centro Hospitalar Universitário do
Porto.
Médico especialista em Cirurgia Geral, Assistente Graduado Sénior do quadro
do Centro Hospitalar Universitário do Porto.
– Diretor do Departamento de Cirurgia no Centro Hospitalar Universitário do
Porto.
– Presidente do Centro Académico Clínico do CHUP-ICBAS – Centro Hospitalar Universitário
do Porto / Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Portaria nº 295/ 2015 de 18
Setembro).
– Membro do Conselho Consultivo do I.H.M.T. (Instituto de Higiene e Medicina Tropical)
– Membro do Conselho de Curadores da Fundação Portuguesa Comunidade contra a SIDA.
– Presidente da Comissão Organizadora da Convenção Nacional da Saúde.
Atividade Docente
2018:
– Professor e Regente da Cadeira de Cirurgia do 6º ano do Curso de Medicina do ICBAS –
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto.
– Professor e Regente da Cadeira opcional Cirurgia do Ambulatório do 6º ano do Curso de
Medicina do ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto.
– Co-orientador Científico e Professor convidado do MBA em Organizações e Serviços de
Saúde da Universidade Fernando Pessoa, Porto.
– Professor convidado do Curso de Pós-graduação em Administração e Gestão da Saúde,
ISCSP, Instituto Superior Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
– Professor convidado do Curso de Pós-graduação em Administração e Gestão da Saúde,
Universidade Lusíada – Porto, Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa.
Cargos desempenhados:
2015 – Secretário de Estado da Saúde do XX Governo Constitucional
2012 – 2015 – Presidente do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e
Produtos de Saúde.
2005 – 2012 – Membro do Conselho Diretivo da ERS – Entidade Reguladora da Saúde.
Comendador da Ordem de S. Miguel da Ala
Consul Honorário da República da Guatemala em Portugal.

FERNANDO PINTO
FERNANDO PINTO
Médico Cardiologista
Assistente Graduado de Cardiologia desde 2009, exerce funções no Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, desde Outubro/1998.
Especialista Europeu em Hipertensão desde Junho/2007.
Participa regularmente em Reuniões Científicas nacionais e internacionais onde tem apresentado diversas Comunicações sobre vários temas da área da Cardiologia, com particular realce para a Hipertensão Arterial, tendo também por diversas vezes integrado as respectivas Comissões Científicas e Organizadoras, nomeadamente como Secretário-Geral em várias, Presidente da Comissão Organizadora do 6º e do 7º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular (respectivamente em Fevereiro/2012 e Fevereiro-Março/2013) e Presidente do 8º e do 9º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular (respectivamente em Fevereiro/2014 e em Fevereiro-Março/2015).
Colabora frequentemente em acções de formação na área da Cardiologia e da Hipertensão Arterial especialmente dirigidas a médicos de Medicina Geral e Familiar.
Tem sido Orientador de Formação de vários médicos do Internato das especialidades de Cardiologia, Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar.
Membro do Conselho Redactorial da Revista Portuguesa de Hipertensão e Risco Cardiovascular desde a sua fundação.
Autor e co-autor de vários artigos em revistas científicas nacionais e internacionais nas áreas da Cardiologia e da Hipertensão Arterial e risco Cardiovascular.
Participou em vários estudos clínicos, sendo actualmente o Investigador principal em Portugal do Estudo Multicêntrico Internacional sobre o tratamento óptimo da Hipertensão após AVC com o acrónimo ESH-CHL-SHOT
Membro das seguintes sociedades médicas:
Sócio Efectivo da Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Sócio da Sociedade Europeia de Cardiologia
Sócio Fundador da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (Presidente da Direcção em 2013-2015).
Sócio da Sociedade Europeia de Hipertensão
Sócio Honorário da Sociedade Húngara de Hipertensão (desde Dez/2013)

HUGO GAMBOA
HUGO GAMBOA
Professor Auxiliar no Departamento de Física da FCT Universidade Nova de Lisboa
Professor Auxiliar no Departamento de Física da FCT Universidade Nova de Lisboa
Presidente e fundador da PLUX Wireless Biosignals
Cientista Senior Fraunhofer Portugal
Membro do centro de investigação LIBPHYS-LISBOA

ISABEL TRINDADE
ISABEL TRINDADE
Psicóloga Clínica
Psicóloga Clínica, licenciada pelo ISPA, pós-graduada em Psicoterapias e Psicologia da Saúde pela Faculdade de Psicologia de Lisboa, tem formação avançada no INA em Gestão e Liderança nos Centros de Saúde e é certificada em Critical Incident Stress Management (ICISF). Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde e da Associação Portuguesa de Psicólogos dos Cuidados de Saúde Primários, da qual foi Presidente. Assistente Principal da Carreira Técnica Superior de Saúde exerceu funções nos Cuidados de Saúde Primários desde 1992 até 2017. Desde 1995 até 2017 exerceu funções de Coordenação da Psicologia nomeadamente: Centro de Saúde da Parede, Sub-Região de Saúde de Lisboa (ARSLVT) e no ACES Loures-Odivelas; neste último foi Vogal do Conselho Clínico, tendo sido Coordenadora da URAP. Formadora nas áreas de comportamento e saúde, prevenção da depressão e aconselhamento psicológico em saúde. Tem vários trabalhos publicados na área da Psicologia da Saúde.

JOÃO VALENTE CORDEIRO
JOÃO VALENTE CORDEIRO
Professor Auxiliar Convidado e Investigador na Escola Nacional de Saúde Pública
João Valente Cordeiro é Professor Auxiliar Convidado e Investigador nas áreas do Direito da Saúde, Ética da Investigação e Bioética na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. É licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Doutorado em Biologia Celular e Virologia pela University College London/Cancer Research UK e licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa. Fez investigação científica na área da biomedicina durante mais de 10 anos, fase durante a qual trabalhou em cinco laboratórios diferentes em Portugal, Holanda e Reino Unido, nas áreas da imunologia, biologia celular e molecular e biologia do cancro. Durante a sua carreira de investigação foi desenvolvendo crescente interesse pelas implicações éticas, legais e sociais da ciência e da tecnologia, tendo, nos últimos seis anos focado o seu interesse nas áreas do direito e da ética da saúde e ciência, mais especificamente na área da saúde digital, medicina de precisão e saúde pública.

JOÃO VALENTE NABAIS

JOSÉ BASTOS
JOSÉ BASTOS
CEO KNOK HEALTHCARE
José is the CEO and a co-founder of knok healthcare. He has the dream of providing universal healthcare to the world.
For 17 years he has managed multi-cultural teams and developed businesses in an international context while working in Finance and Strategic Planning of a multinational company.
José holds a degree in Business Management, from the University of Porto. He has two post-graduate degrees in M&A and Strategy from the University of Chicago – Booth and Porto Business School.

JOANA GOMES DA COSTA
JOANA GOMES DA COSTA
PhD Researcher da Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Licenciada em Farmácia pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto e Mestre em Gestão e Economia de Serviços de Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Investigadora da Fundação da Ciência e Tecnologia, com ensaios direcionados para a Economia da Saúde com especial foco para o estudo dos padrões de prescrição e dispensa de fármacos em Portugal.

JOSÉ GALAMBA DE OLIVEIRA
JOÃO GALAMBA DE OLIVEIRA
Presidente do Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores
José Galamba de Oliveira tem 59 anos, é licenciado em Engenharia Mecânica, pela Universidade de Manchester (UK), frequentou ainda alguns cursos de pós-graduação na Universidade Católica e no INSEAD, e tem uma vasta experiência de mais de 30 anos na área de consultoria de gestão e tecnologia em diversos sectores, com especial enfase no sector financeiro (banca, seguros e mercado de capitais), em instituições nacionais e internacionais. Desde setembro de 2016 é o Presidente do Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores. Tem liderado seminários, escrito artigos de opinião, participado em conferências, e ministrado aulas e programas de pós-graduação em tópicos relacionados com temáticas relativas aos desafios do sector financeiro ou da gestão em geral.

JOÃO CALDAS
JOÃO CALDAS
Head of Global OutSystems Partnership
Devoteam
João Caldas, diretor executivo no grupo Devoteam, especializou-se em controle financeiro durante a licenciatura em contabilidade pelo ISCAL e posteriormente mestrado em gestão estratégica.
Iniciou a sua carreira há mais de 20 anos como gestor de unidades de sistemas de informação. Nos últimos anos tem trabalhado com grandes empresas na adoção tecnológica de plataformas low-code e transformação de negócio, muito concretamente no sector da saúde, indústria e serviços financeiros.

LOURDES MARTIN
LOURDES MARTIN
Médica
Doutorada em Medicina e Cirurgia pela Universidad Autónoma de Madrid, (Licenciatura em 1997, Doutoramento em 2012), Especialista em Medicina Geral e Familiar, Mestre em Administração Médica e Gestão Clínica (Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Instituto Carlos III e Escuela nacional de Sanidad, 2014). Instrutora de Simulação (Center for Medical Simulation, Boston 2015), MBA (Universidad Europea de Madrid, 2017). Exerceu enquanto médica de família, na Gestão de Cuidados de Saúde Primários e no Serviço de Urgências do Hospital Ramón y Cajal. Diretora do Centro de Cuidados de Saúde Primários e Subdiretora Médica da Dirección Asistencial Oeste de la Gerencia de Atención Primaria de la Comunidad de Madrid. Coordenadora de Ensino (Académico-Hospitalar) da Faculdade de Ciências Biomédicas e da Saúde da Universidad Europea de Madrid, foi Diretora do Hospital Simulado da Universidad Europea de Madrid, sendo atualmente, desde novembro de 2021, Diretora Executiva da área das Ciências da Saúde da Universidade Europeia em Portugal. Do ponto de vista da investigação, realizou inúmeros estudos na área de Cuidados de Saúde Primários e qualidade e gestão no ensino superior, os quais resultaram em inúmeras publicações científicas, nacionais e internacionais, capítulos de livros, bem como participações em congressos.

LEILA SALES
LEILA SALES
Professora na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa
Professora na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa
Diretora da Área de Ensino de Enfermagem
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Enfermagem 2016-2021
Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica
Mestre em Enfermagem
Doutoranda em Enfermagem com Especialização de Gestão de Unidades de Saúde e Serviços de Enfermagem
Especialização em Administração Hospitalar pela ENSP-U. Nova de Lisboa
Membro da Comissão de Qualidade e Segurança do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa
Perita convidada da Entidade Reguladora da Saúde
Professora convidada da EDU- Faculty of Medicine and Health Institution of Higher Education- Malta
Responsável dos Laboratórios de Práticas de Enfermagem e Centro de Simulação da ESSCVP-Lisboa
Investigadora na área da Segurança do Doente, Segurança da Medicação, Simulação em Saúde
Formadora na área da Segurança do Doente e Qualidade em Saúde
Autora de diversas publicações e preletora em conferências na área da Enfermagem e Segurança do Doente

MANUEL LOPES
MANUEL LOPES
Coordenador da Reforma do SNS para a Área dos Cuidados Continuados Integrados e da Estratégia SNS+ Proximidade
Manuel José Lopes.
Doutorado em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto.
Pós-Graduação em Direção Estratégica de Universidades pela Universidade Politécnica da Catalunha
Professor Coordenador na Universidade de Évora.
Investigador na área dos cuidados de saúde a pessoas idosas.
Foi membro da coordenação do OPSS.
Foi pró-reitor, Membro do Conselho de Gestão da Universidade de Évora e Diretor da Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus da referida Universidade.
Atualmente é Coordenador da Reforma do SNS para a Área dos Cuidados Continuados Integrados e da Estratégia SNS+ Proximidade..

MANUEL TEIXEIRA VERÍSSIMO
MANUEL TEIXEIRA VERÍSSIMO
Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde é Coordenador do Mestrado de Geriatria da Faculdade de Medicina de Coimbra e Regente da Unidade Curricular de Geriatria do Mestrado Integrado em Medicina da FMUC.
Assistente Graduado Sénior de Medicina Interna do CHUC, onde é Monitor da Prescrição Médica e coordenador de unidade de internamento de Medicina Interna.
Especialista de Medicina Desportiva pela Ordem dos Médicos.
Competência em gestão de serviços de saúde pela Ordem dos Médicos.
Competência em Geriatria pela Ordem dos Médicos.
Diretor do Centro de Medicina Desportiva de Coimbra (2002-2004).
Presidente da Comissão de Qualidade e Humanização dos HUC (2003-2007)
Presidente do Conselho de Administração do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (2007-2012).
Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (2014-16).
Presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose.
Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação.
Presidente da Comissão Instaladora da Competência em Geriatria da Ordem dos Médicos.
Honorary Fellow of the European Society of Internal Medicine.
Honorary Fellow of the American College of Physicians.

MARGARIDA BAJANCA
MARGARIDA BAJANCA
Partner da New Angle
A Margarida é Partner da New Angle, onde tem um especial foco nos setores público e da saúde.
Desenvolve, desde 2004, projetos na área da saúde, com particular experiência em projetos de planeamento estratégico, de otimização de processos, de gestão da implementação de sistemas de informação, de gestão de portfólio, de segmentação, de custeio por atividades, de análises de mercado e de estudos específicos da saúde.
Liderou ainda diversos estudos sobre o setor da Saúde em Portugal e é oradora em vários eventos da saúde. Tem um gosto e interesse especial pelos projectos sociais de desenvolvimento, sendo membro da Pirâmide World Foundation (Fundação Angolana focada na educação) e do Advisory Board do BLab em Portugal.
É licenciada em economia pela Nova SBE. Pós-graduada em Gestão pela UCP e em Estudos de Mercado e CRM pela Nova IMS.

MARGARIDA EIRAS
MARGARIDA EIRAS
Vogal da Direção da APDH
Doutora em Saúde Pública, especialidade de Política, Gestão e Administração da Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública/Universidade Nova de Lisboa, 2013.
Mestre em Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde, Universidade de Múrcia, Espanha, 2011.
Mestre em Gestão dos Serviços de Saúde, INDEG/ISCTE, 2004.
Licenciada em Radioterapia (bietápica), Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/IPL, 1983/2000.
Professora Adjunta, da Área Científica de Radioterapia, desde 2006.
Assistente de 2o Triénio, da Área Científica de Radioterapia, em regime de Comissão de Serviço Extraordinária, de 2003 a 2006.
Assistente de 1oTriénio, da Área Científica de Radioterapia, em regime de Comissão de Serviço Extraordinária, de 2000 a 2003.
Tem participado em projetos nacionais e internacionais na temática da Qualidade e Segurança do Doente, nomeadamente na Avaliação da Cultura de Segurança do Doente em hospitais e em serviços de radioterapia.
As áreas de interesse são a qualidade e segurança do doente, aplicações em radioterapia externa, avaliação de tecnologias em saúde.
Vogal da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar.

MARIA DO CÉU MACHADO
MARIA DO CÉU MACHADO
Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)
Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida
Presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa
Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Medicina
Vice-presidente da European Federation of the Academies of Medicine
Vogal do Conselho de Diagnóstico Precoce
Professora Convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Perita da Direção Geral de Saúde para o Plano Nacional de Saúde
Presidente do Conselho Diretivo do INFARMED, I.P. (2017-)
Alta Comissária para a Saúde (2006-2011)
Membro do Conselho de Escola da FMUL (2015-2017) e do Conselho Científico da mesma Faculdade (2011-2015)
Diretora Clínica do CHLN (2013-2014) e do Hospital Fernando Fonseca (2005-2006)
Diretora do Departamento de Pediatria do Hospital Santa Maria (2011-2017) e do Departamento da Criança do Hospital Fernando Fonseca (1996-2006)
Presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora (2010-2012)
Presidente da Comissão de Saúde da Criança e Adolescente (2004-2009)
Presidente do Conselho Nacional de Oncologia (2009-2011)
Vice-presidente do Conselho Nacional de Luta contra a SIDA. (2007-2011)
Membro da Comissão de Farmácia do Hospital Fernando Fonseca (1996-1999)
Integrou o grupo da Health Platform da Fundação Calouste Gulbenkian (2012-2014), a Comissão para a Natalidade (2014) e a Agenda Criança (2012)
Presidente do Colégio de Pediatria (1994-1995)
Presidente da Distrital de Lisboa da Ordem dos Médicos (1996-1998)
Competência em Gestão pela Ordem dos Médicos (2002)
8 Bolsas de Investigação (3 da Fundação para a Ciência e Tecnologia), 2 Prémios Bial de Medicina Clínica (2002 e 2006), Prémio de Qualidade Amélia de Mello (2005)
163 artigos publicados, 8 livros e 692 comunicações científicas.
Agraciada como Grande Oficial da Ordem de Mérito (2010), Medalha de Ouro do Ministério da Saúde (2012) e Prémio Carreira da Sociedade Portuguesa de Pediatria (2018)

MARIA AMÉLIA FERREIRA
MARIA AMÉLIA FERREIRA
Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Profissão
Professora catedrática, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal (FMUP)
Consultora do Curso de Medicina do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade do Minho
Diretora do Centro de Educação Médica, FMUP
Presidente do Conselho Pedagógico, FMUP
Vice-presidente da Comissão Executiva da ONG Health 4 MOZ
Qualificação Profissional
Licenciada em Medicina, FMUP
Mestrada em Anatomia, FMUP
Doutorada em Ciências Morfológicas, FMUP
Curso de Pós-Graduação em Educação Médica, Universidade de Cardiff e Universidade de Lisboa (Faculdade de Medicina)
Mestrado em Educação Médica, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Local de Trabalho
Faculdade de Medicina, FMUP
Áreas de interesse
Anatomia Clínica
Educação Médica
Projetos de Cooperação e Desenvolvimento

MARIA JOÃO LUPI
MARIA JOÃO LUPI
Administradora hospitalar no CHLO,EPE
É Administradora hospitalar do 1.º Grau no CHLO,EPE, possui o Mestrado em Bioética, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, Pós-graduada em Direito da Medicina da Faculdade de Direito de Coimbra, é Doutoranda em Ciências da Vida, especialidade de Investigação Clínica, na Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa. Foi Administradora- Delegada do Hospital Central de Santa Maria, Hospital Central de Curry Cabral, São Francisco Xavier e do Hospital de Santa Cruz em Lisboa, Subdirectora-Geral do Serviço Informático da Saúde e Vogal da Comissão Instaladora do Serviço de Prevenção e Tratamento da Toxicodependência. Foi, ainda ,Chefe de gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Justiça .

MIGUEL EIRAS ANTUNES
MIGUEL EIRAS ANTUNES
Deloitte
O Miguel é o líder dos setores de Life Sciences & Health Care e de Public Sector da Deloitte em Portugal e Angola, onde também coordena transversalmente as equipas dedicadas ao Future of Health. Acumula adicionalmente a responsabilidade transversal pela equipa de Estratégia e Operações da Deloitte.
Com mais de 20 anos de experiência em consultoria em estratégia, operações e tecnologia, tem assessorado ao longo dos anos uma grande parte das maiores organizações de Portugal e de Angola, assim como algumas das mais relevantes multinacionais, num contexto mais global.
É licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa, onde fez também uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica.

MIGUEL TRINDADE ROCHA
MIGUEL TRINDADE ROCHA
Presidente Executivo do OPCR – Observatório Português de Compliance e Regulatório
Partner da stinma e Presidente Executivo do OPCR – Observatório Português de Compliance e Regulatório. Foi Forensics Executive Director na EY, adjunto do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Risk Advisory Services Manager na KPMG, Inspetor da Unidade de Informação Financeira e da Unidade Nacional de Combate à Corrupção. Licenciatura em Ciências Sociais pela UAb, Curso de doutoramento em gestão pela ICSTE Business School. Pós-graduações na UNL e UCP.

MICAELA MONTEIRO
MICAELA MONTEIRO
Médica especialista em medicina interna
Micaela Seemann Monteiro é médica, especialista em medicina interna com grau de consultora. Tem, também, Competência em Emergência Médica conferida pela Ordem dos Médicos. Estudou Medicina na Heinrich-Heine-Universität de Düsseldorf, Alemanha. Trabalhou como médica na Alemanha, Reino Unido e Portugal. Dirigiu Serviços de Urgência durante 10 anos. Foi vogal do Conselho Português de Ressuscitação. Investigou e publicou na área dos videojogos para a educação médica. Frequentou o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde na AESE e concluiu a pós-graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence em Saúde na Nova Information Management School. Em Setembro de 2016 assume a Direção de Planeamento e Desenvolvimento Organizacional da SPMS, E.P.E. Nessas funções é responsável pela criação do Centro Nacional de TeleSaúde. Desde Agosto de 2017 é Diretora do Centro Nacional de TeleSaúde e coordena o Centro de Contacto do SNS, SNS24.

NUNO SOUSA PEREIRA
NUNO SOUSA PEREIRA
Presidente da Direção da Porto Business School
NUNO DE SOUSA PEREIRA é licenciado e Mestre em Economia pela Universidade do Porto e Doutorado em Microeconomia Aplicada pela Wharton School, Universidade da Pensilvânia. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração da IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A., Professor Auxiliar na Faculdade de Economia do Porto e diretor do Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto
Foi Presidente da Direção da Porto Business School e Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças e da Administração Pública. Foi representante de Portugal no Conselho de Administração do Banco Europeu de Investimento, em 2008 e 2009, onde pertenceu ao Sub-Comité de Remunerações e Pensões. Presidiu à representação de Portugal nos Comités de Política Económica da OCDE e da Comissão Europeia de 2007 a 2009. Exerceu funções no sector financeiro e empresarial.
Tem artigos publicados em diversas revistas académicas internacionais, nomeadamente no Journal of Health Economics, Journal of Development Economics, Health Affairs, Judgement and Decision Making, Journal of Developmental Entrepreneurship e International Journal of the Economics of Business.

NUNO MORAES BASTOS
NUNO MORAES BASTOS
Presidente do Observatório Português de Compliance e Regulatório OPCR
Licenciado em Direito com Pós-graduações na UL, ISCTE e UNL. Diversos cursos de especialização nas áreas de corporate governance e compliance. Tem assumido a responsabilidade dos departamentos Jurídico e de Compliance de diversas instituições nos setores bancário e segurador. Atualmente é Administador Executivo e Secretário Geral do Banco Santander Consumer Portugal. Presidente da Secção de Jurisprudência da Sociedade de Geografia de Lisboa e Presidente do OPCR – Observatório Português de Compliance.

NELSON FONTAINHAS
NELSON FONTAINHAS
Deloitte
Products, Services, Utilities & Resources ConsultingHead of Strategy & Operations Finance Transformation
Partner
O Nelson lidera a oferta de Finance Transformation. Com mais de 17 anos de experiência em consultoria, tem liderado projetos em diversas áreas, incluindo estratégia, reestruturação, redução de custos e diferentes tipos de transformação: organizacional, financeira, tecnológica, entre outros. É também um dos responsáveis de consultoria nos setores de Industrial Products & Services.

ÓSCAR GASPAR
ÓSCAR GASPAR
Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Pós–graduação em Gestão Pública pela Universidade de Aveiro.
Trabalhou na banca de investimentos e na banca comercial, designadamente no BCP entre 1992 e 1997.
Foi assessor do Grupo Parlamentar do PS entre 1997 e 1999 e assessor e chefe de gabinete do Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento entre 1999 e 2001.
Membro do Conselho de Fiscalização do Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social e Administrador da Metro-Mondego, SA entre 2001 e 2004. Colaborador da Iberdrola até Março de 2005.
Foi assessor económico do Primeiro-ministro de 2005 a 2009 e Secretário de Estado da Saúde de 2009 a 2011.
Entre 2011 e Setembro de 2014 foi assessor económico do Secretário-Geral do PS. Foi Diretor de External Affairs da MSD – Merck Sharp & Dohme – Portugal até agosto de 2016.
Por unanimidade, foi eleito presidente da direção da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) para o triénio 2016 – 2018.

ÓSCAR BRITO FERNANDES
ÓSCAR BRITO FERNANDES
Investigador na Universidade Corvinus de Budapeste, Hungria
Óscar Brito Fernandes é licenciado em matemática pela Universidade do Algarve, mestre em educação pela Universidade de Lisboa e mestre em gestão da saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa. Concluiu ainda na última instituição um curso de doutoramento em saúde pública, na especialidade de política, gestão e administração da saúde.
Para além da experiência enquanto docente e formador, desenvolveu funções relacionadas com o multimédia editorial, consultadoria em projetos dirigidos a micro, pequenas e médias empresas, bem como de investigação no domínio da saúde.
Atualmente é fellow no departamento de economia da saúde da Universidade Corvinus de Budapeste, no âmbito do projeto internacional HealthPros, uma ação Marie Skłodowska-Curie. Ainda no âmbito deste projeto, é candidato ao grau de doutor pela Universidade de Amesterdão.

PEPE CARDOSO
PEPE CARDOSO
Urologista
Especialidade:
Urologia – Andrologia
Áreas de Diferenciação:
Urologia Geral. Andrologia, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Endoscópica (Prostática, Vesical e litiásica), Cirurgia Percutânea Renal, Cirurgia Reconstrutiva
Doenças:
Doenças dos rins, aparelho urinário e reprodutor, Neoplasias (rim, bexiga, próstata, pénis e testículo), Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), Litíase Urinária, Incontinência Urinária, Doença de La Peyronie (curvatura peniana adquirida), Curvatura Peniana Congénita, Estenoses (apertos) Uretrais, Medicina Sexual, Disfunção Eréctil (implante de próteses penianas), Infertilidade
Atividade Clinica:
Assistente Hospitalar Graduado de Urologia – Serviço de Urologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE, Amadora – desde 2005
Urologista / Andrologista – Clinica de Stº António – 1999 a 2019
Urologista / Andrologista – Fisiocare – 1999 a 2019
Assistente Hospitalar de Urologia do Serviço de Urologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE, Amadora – 1996 a 2005
Urologista / Andrologista – Centro de Andrologia e Fertilidade de Lisboa (Androcentro), Centro Médico do Montijo, Hospital do SAMS, Hospital de St. Louis e Instituto de Urologia – 1994 a 1999
Assistente Hospitalar Eventual de Urologia – Hospital Curry Cabral, Lisboa – 1994 a 1995
Internato Complementar de Urologia – Hospital Curry Cabral, Lisboa – 1988 a 1993
Atividade Cirúrgica:
Realizou centenas de intervenções cirúrgicas do foro da Cirurgia Geral e mais de 7500 do foro da Urologia Geral e Andrologia, quer em contexto de urgência quer em contexto de cirurgia eletiva, assim como em regime ambulatório ou em internamento
Sociedades Cientificas / Cargos:
Fórum Saúde para o Séc. XXI – membro fundador, desde 2014
Associação Portuguesa de Neurourologia e Uroginecologia (APNUG), desde 2014
Sociedade Portuguesa de Sexologia Clinica, (SPSC) – desde 2013
Associação Lusófona de Urologia, (ALU) – desde 2009
International Society for Sexual Medicine (ISSM) – desde 2005
European Society for Sexual Medicine (ESSM) – desde 2005
International Society for the Study of the Aging Male (ISSAM) – desde 2002
Société International d’Urologie (SIU) – desde 2000
European Association of Urology (EAU) – desde 1998
Asociacion Española de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodutiva (ASESA) – desde 1992
Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução (SPA) – desde 1991
Associação Portuguesa de Urologia (APU) – desde 1988
Memdo do Comité Financeiro e Auditoria da International Society for Sexual Medicine (ISSM) – 2019 a 2020
Membro do Conselho Consultivo da Asociación Iberoamericana de Sociedades Andrológicas (ANDRO) – 2017 a 2020
Membro do Comité Executivo da European Society for Sexual Medicine (ESSM) – 2016 a 2019
Membro do Board do Fórum GPGU – Andrologia – Site do Grupo Português Génito-Urinário da European Organisation for Research and Treatment of Cancer (EORTC)
Membro do Painel de Peritos do ISSM Fórum da International Society for Sexual Medicine (ISSM)
Membro do Painel de Peritos de Andrologia – Site do Grupo Português Génito-Urinário da European Organisation for Research and Treatment of Cancer (EORTC)
Membro do Advisory Board da European Society for Sexual Medicine (Representante da Sociedade Portuguesa de Andrologia), Biénios 2009/2010, 2011/2012, 2013/2014, 2015-2016 e 2017-2018
Membro do Conselho Consultivo Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução – Biénio de 2017/2018
Presidente da Assembleia-geral da Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução – Biénio 2017/2018
Vogal da Assembleia-geral da Associação Portuguesa de Neurourologia e Uroginecologia (APNUG) – 2017
Membro do Conselho Diretivo da Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução – Presidente – Biénios 2013-2014 e 2015-2016
Diretor da Revista Oficial da Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução “Andrologia Hoje” – 2014 e Biénio 2015-2016
Diretor do Boletim da Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução – Biénios 2013-2014
Editor do Boletim da Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução Biénios 2009-2010 e 2011-2012
Membro do Conselho Diretivo Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução – Secretário-geral, -Biénios 2009-2010 e 2011-2012
Prémios:
Vinte e sete prémios (27) em Comunicações Cientificas (1os, 2 os, 3 os prémios e Menções Honrosas) em Reuniões Cientificas Nacionais e Internacionais
Atividade Cientifica:
Participação em várias centenas de Congressos/Simpósios/Cursos/Reuniões Cientificas Nacionais e Internacionais quer em Portugal quer no estrangeiro
Cento e trinta e quatro (134) Comunicações Cientificas (Apresentações orais. Cartazes ou Vídeos) em Reuniões Cientificas Nacionais e Internacionais quer em Portugal quer no estrangeiro como Autor ou Co-autor
Setenta e três (73) artigos publicados em revistas cientificas nacionais ou estrageiras como Autor ou Co-autor
Onze Livros Publicados como Autor ou Co-autor
Três (3) vídeos cirúrgicos
Várias dezenas de artigos e entrevistas para revistas Médicas
Participação como Presidente, ou Chairman, ou Membro da Comissão Cientifica ou Organizadora, ou Membro da Comissão de Honra em oitenta e seis (86) Congressos, Simpósios e Cursos quer nacionais ou internacionais em Portugal ou no estrangeiro
Participação em cento e quarenta e seis (146) Mesas Redondas na qualidade de Orador ou Conferencista, Moderador ou Comentador em Congressos, Simpósios e Cursos quer nacionais ou internacionais em Portugal ou no estrangeiro
.

ORLANDO MONTEIRO DA SILVA
ORLANDO MONTEIRO DA SILVA
MÉDICO DENTISTA
Atualidade
Consultor na área da Regulação e Política de Saúde
Presidente da Associação Nacional dos Profissionais Liberais (ANPL)
Southern Europe Section Regent of the Academy of Dentistry International
Membro do Observatório de Saúde e Ação Social da SEDES e da Direção da SEDES Porto
Experiência Profissional e Académica
2001 a 2020 – Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD)
2011 a 2020 – Presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP)
2011 a 2013 – Presidente da World Dental Federation (FDI)
2006 a 2009 – Presidente do Council of European Dentists (CED)
2019 a 2020 – Presidente da Federation of European Dental Competent Authorities and Regulators (FEDCAR)
2011 a 2020 – Conselheiro do Conselho Económico e Social Português (CES)
2017 a 2020 – Conselheiro do Conselho Nacional de Saúde (CNS)
2015 a 2019 – Membro do Conselho Consultivo da Entidade Reguladora da Saúde (ERS)
1991 a 1995 – Professor Auxiliar de Política de Saúde na Europa, Universidade Moderna do Porto
1988 a 1990 – 2.º Tenente Médico Dentista da Força Aérea Portuguesa
1987 a 2017 – Médico Dentista em prática privada
Conferências e Publicações
Orador em diversos congressos, cursos, seminários, científicos e profissionais, de âmbito nacional e internacional e autor de inúmeros artigos de opinião e intervenções na comunicação social nacional e internacional, generalista e especializada
Formação Académica
1987 – Licenciatura em Medicina Dentária, pela Faculdade de Medicina e Escola Superior de Medicina Dentária da Universidade do Porto
Formação Pós-Graduada
Novembro 2022 a julho 2023 – “Strategic thinking and development for health and care regulators”, Erasmus University of Rotterdam – Erasmus School of Health Policy & Management, Países Baixos
Outubro a novembro de 2022 – Frequência da XXI edição do Curso de Pós-Graduação em Regulação Pública e Concorrência do Centro de Estudos de Direito Público e Regulação ( CEDIPRE) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Fevereiro 2022 a julho de 2022 – Frequência da VII Curso Pós-Graduado em Bioética – Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal
Outubro 2020 a julho de 2021 – “Gestão na Saúde” da Nova School of Business & Economics, Carcavelos, Portugal (1ª edição)
Setembro 2008 – “Mastering Health Care Finance”, parceria entre o Institute of Health Economics and Managemet – Harvard Medical International e o Centro Hospitalar do Porto, Vila Nova de Gaia, Portugal
Fevereiro 2009 – “Upgrading NGO Lobbying Practices”, European Training Institute (ETI), Bruxelas, Bélgica
Distinções
2014 – Doutor Honoris Causa, pela Universidade do Porto, Portugal
2015 – Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro pela Câmara Municipal do Porto, Portugal
2014 – Membro Honorário da American Dental Association (ADA), EUA
2014 – Miembro de Honor do Consejo General de Dentistas de España, Espanha
2011 – Cidadão Honorário da Cidade de Montevideu, Uruguai
2017 – Macao Conference Ambassador da Região Administrativa Especial de Macau, China

PEDRO CÂMARA RAMOS
PEDRO CÂMARA RAMOS
Secretário da Saúde do Governo Regional da Madeira
Médico-cirurgião no Hospital Dr. Nélio Mendonça
Diretor Clínico do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira
Foi diretor do serviço de urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça
Diretor do Centro de Simulação Clínica da Madeira desde, com competências em Medicina de Emergência, tendo desenvolvido intensa atividade formativa a nível regional, nacional e internacional.
Assistente convidado da Universidade da Madeira desde 2004,
Coordenador do capítulo de trauma da Sociedade Portuguesa de Cirurgia
Vice-Chair da Military and Disaster Section da Sociedade Europeia de Trauma e Emergência Cirúrgica.

PAULO NUNES DE ABREU
PAULO NUNES DE ABREU
Co-fundador do Fórum Hospital do Futuro
Licenciado em Psicologia das Organizações pelo ISPA, mestrado em Gestão de Informação pela Universidade de Sheffield e doutorado em Ciências de Gestão pela Universidade de Lancaster. Como Sócio-gerente na groupVision de 1997 a 2017 foi consultor do Governo Regional da Madeira (Departamento de Saúde), professor no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e na Escola de Negócios da Universidade Técnica de Lisboa. Levou a cabo diversos trabalhos de consultoria e projetos de investigação para o IDEFE, INETI, Ministério da Saúde Portugal, Eureko BV, Observatório Europeu da Droga, no Benelux, Câmara Municipal de Évora, várias empresas do grupo EDP, Atecnic, Iberconsult, KMPG, Landwell e PWC (Price Waterhouse Coopers), em Espanha. Co-fundador do Fórum Hospital do Futuro, membro da IAF – International Association of Facilitators – desde 2012 e autor de “Arquitetar a Colaboração” uma série de livros dedicada a facilitação de grupos.

PAULO TEIXEIRA

PAULO CLETO DUARTE
PAULO CLETO DUARTE
Farmacêutico, MBA Gestão da Informação
Presidente da Direcção Nacional da Associação Nacional das Farmácias
É Farmacêutico, empresário, tem 46 anos e é co-proprietário de duas farmácias na área de Lisboa.
Paulo Cleto Duarte é Presidente da Direcção Nacional da Associação Nacional das Farmácias, desde 2013.
É CEO da Farminveste, SGPS, holding da ANF para o seu grupo empresarial.
É membro do Conselho Nacional de Saúde, desde Maio de 2017, órgão de consulta do Governo na definição de políticas de saúde e Presidente do European Pharmacist Forum (EPF), patrocinado pela Walgreens Boots Alliance, desde Dezembro de 2017
Iniciou a sua carreira profissional na Indústria Farmacêutica, na Johnson & Johnson.
Foi Secretário Técnico da Comissão Nacional de luta contra à SIDA, onde teve uma colaboração directa com a. Prof.ª Doutora M.ª Odette Santos Ferreira.
Assumiu o cargo de Secretário-Geral da Ordem dos Farmacêuticos e posteriormente também o cargo de Secretário-Geral da Associação Nacional das Farmácias.
Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em 1997, onde assumiu diferentes funções enquanto dirigente associativo. Tem um MBA em Gestão de Informação pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.

PAULO SANTOS
PAULO SANTOS
Professor na Faculdade de Medicina do Porto
Member of the Board at Agency for Clinical Research and Biomedical Innovation (AICIB) Licenciado em Medicina em 1995 na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Doutorado em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2014.
Especialista em Medicina Geral e Familiar desde 2002, tendo exercido funções no Centro de Saúde de Arcozelo, Centro de Saúde de Oliveira do Douro, Centro de Saúde de S. João e Unidade de Saúde Familiar de S. João do Porto.
Competência em geriatria desde 2015.
Orientador de formação do Internato Complementar de Medicina Geral e Familiar desde 2008
Diretor clínico de R12 – Centro de Recuperação de Doenças de Adicção de 1998 a 2004
Exerce Medicina Privada no seu consultório em Vila Nova de Gaia desde 2000.
Professor auxiliar nas unidades curriculares do Departamento de Ciências Sociais e Saúde da Faculdade de Medicina do Porto desde 2014, onde leciona Medicina Preventiva, Medicina Geral e Familiar e Medicina Comunitária
Membro da Ordem dos Médicos, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e da Associação Nacional de Docentes e Orientadores de Medicina Geral e Familiar.
Membro nomeado da Comissão de Ética para a Saúde da ARS-Norte para o triénio 2012-14, reconduzido para o triénio 2015-17.
Autor e coautor de mais de 35 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais
Revisor de revistas médicas nacionais e internacionais
Autor e coautor de mais de 50 apresentações em congressos e jornadas nacionais e internacionais
Formador em 8 cursos de pós-graduação na área dos Cuidados de Saúde Primários.

PEDRO PITA BARROS
PEDRO PITA BARROS
Professor Catedrático da Faculdade de Economia, Universidade Nova de LIsboa
Doutor em Economia.
Professor Catedrático da Faculdade de Economia, Universidade Nova de LIsboa.
Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa
Outros cargos:
Presidente da European Health Economics Association (EuHEA) (desde 2013)
Membro do “Expert panel on effective ways of investing in Health” da Comissão Europeia (desde 2013)
Research Fellow do Centre for Economic Policy Research (London) (desde 1994).
Membro do Editorial Board do Office of Health Economics (Londres) (desde 2008).
Cargos anteriores:
De natureza científica:
Presidente da Associação Portuguesa de Economia da Saúde (1998 – 2000; 2009 – 2010).
Membro do Comité Executivo da European Association for Research in Industrial Economics (2000 – 2008).
Membro do Comité de Atribuição do Arrow Award in Health Economics (2005 – 2010). Vice-presidente do Comité (2006 – 2008). Presidente (2008 – 2010).
De natureza administrativa
Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (2009 – 2012; 2003 – 2005)
Vogal do Conselho de Administração da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (2005 – 2006).
Pró-Reitor da Universidade Nova de Lisboa (2001 – 2002).
Distinções e Louvores
Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, condecoração atribuída pelo Senhor Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, Junho de 2005.
Medalha de Serviços Distintos, “grau ouro”, atribuída pelo Ministério da Saúde, Abril de 2013.
Actividade académica
Os interesses de investigação centram-se nas áreas de Economia da Saúde, Regulação Económica e Política de Concorrência.
Participação, com apresentação de trabalho científico, em numerosas conferências e seminários.
Editor-in-Chief da revista académica International Journal of Health Care Finance and Economics. Membro do Editorial Board de revistas académicas (Journal of Health Economics, Health Economics, Health Care Management Science, Portuguese Economic Journal, Acta Médica Portuguesa, entre outras).
Outras actividades
Consultor de empresas privadas, nacionais e estrangeiras, bem como de entidades públicas nacionais e Comunitárias, sobre aspectos de defesa da concorrência, regulação económica e organização de mercados em saúde, entre outros.

RUI CORTES
RUI CORTES
Consultor do Centro Hospitalar Lisboa Central
Licenciado em Marketing, com vasta experiência na indústria farmacêutica.
Aluno de doutoramento de Politicas de Saúde, no IHMT, versando a aplicação do Lean na optimização do processo de referenciação CSP – Hospital nas doenças crónicas.
Completou o Lean Six Sigma in Healthcare na Villanova University e posteriormente o Advanced Lean Training do Virginia Mason Institute, Seattle, com o trabalho prático de optimização do Bloco operatório” no Hospital Distrital da Figueira da Foz.
Participou num módulo formativo de Workshop de Melhoria Rápida no Virginia Mason Medical Center, associado ao processo pré-operatório da Cirurgia Complexa da Coluna.
Actualmente, entre outros, é consultor do Centro Hospitalar Lisboa Central.

SUSANA SAMPAIO OLIVEIRA
SUSANA SAMPAIO OLIVEIRA
Diretora Mestrado em Gestão e Economia Serviços Saúde (FEP) e da PG Gestão e Direção Serviços Saúde (PBS)
Sou Diretora do Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e sou Diretora da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde na Porto Business School, a escola de negócios da Universidade do Porto. Leciono disciplinas na área da Economia da Saúde e da Microeconomia. Desenvolvo trabalhos de consultoria no setor da saúde. Já integrei o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, bem como o Conselho Executivo da Faculdade de Economia.

SÍLVIA MOREIRA
SÍLVIA MOREIRA
Diretora da Rede de Prestadores na AdvanceCare – Gestão de Sistemas de Saúde, SA
Consultora na Deloitte entre 2001 e 2018 e até 2021 na New Angle, com foco na área da Saúde e do Medicamento. Em setembro de 2021 assumiu a Direção da Rede de Prestadores da AdvanceCare. Durante a sua carreira tem trabalhado colaborativamente com stakeholders de todo o ecossistema da saúde, desde prestadores de cuidados de saúde públicos e privados à indústria farmacêutica e de dispositivos médicos, de reguladores e associações do setor a seguradoras e financiadores públicos, em áreas como o planeamento estratégico, estudos económicos e de mercado, reengenharia de processos e análises de viabilidade. Na AdvanceCare tem sob a sua responsabilidade o planeamento, contratação e monitorização da rede de prestadores de cuidados de saúde. É licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE.

TIAGO CORREIA
TIAGO CORREIA
Coordenador no Observatório Português dos Sistemas de Saúde
Tiago Correia actualmente exerce funções como professor auxiliar convidado (departamento de sociologia) e investigador integrado (CIES-IUL) na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, onde coordena unidades curriculares de 1º, 2º e 3º ciclo nas áreas da sociologia da saúde, políticas de saúde e epistemologia médica. Com 10 anos de experiência no ensino académico; supervisão e como revisor, também tem estado envolvido em redes científicas na Europa, Canadá e Brasil sobre temas relacionados com a governança dos sistemas de saúde, funcionamento organizacional, comportamento e interacções dos profissionais, narrativas dos pacientes, desigualdades na saúde e ética. É frequentemente convidado para leccionar seminários e formação especializada a reguladores, profissionais de saúde, gestores e advogados. Também desempenha funções de aconselhamento técnico em instituições portuguesas e internacionais sobre metodologias científicas e tomada de decisão política com base em evidência académica, além de fazer parte de painéis consultivos de projectos de investigação com financiamento competitivo. O seu trabalho tem sido publicado em formato de livros, capítulos e artigos em revistas de circulação internacional. O seu percurso tem sido distinguido com diversos prémios e distinções.

TÂNIA GASPAR
TÂNIA GASPAR
Psicóloga
Psicóloga, Mestre em Saúde Pública, Professora com Agregação em Psicologia
Diretora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação/Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Coordenadora do Grupo de Investigação “Cidadania, inclusão e bem-estar social” do CLISSIS
Universidade Lusíada de Lisboa
Diretora da Revista Psicologia da Criança e do Adolescente
ISAMB/ Universidade de Lisboa.

VICTOR OLIVEIRA
VICTOR OLIVEIRA
Médico neurologista
Doutorado em Medicina (Neurologia).
Chefe de Serviço da Carreira Hospitalar do Hospital de Santa Maria.
Fundador e responsável do Laboratório de Hemodinâmica Cerebral do Hospital de Santa Maria.
Fundador e Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurossonologia.
Certificação em Ultrassonografia Vascular Cerebral pela Ordem dos Médicos.
Estágio no Instituto Neurológico de Nova York “Stroke Unit” – Universidade de Columbia
Filosofia
Fundado em Março de 2014, o FÓRUM SAÚDE PARA O SÉCULO XXI é um espaço de debate livre e aberto, no qual todos os stakeholders participam em pé de igualdade independentemente do seu poder de influência (político, económico ou científico).
O FÓRUM SAÚDE PARA O SÉCULO XXI visa a cooperação e o debate construtivo, procurando encontrar respostas e propor soluções para os desafios da saúde do século XXI. Somos uma organização política e economicamente independente e não estamos subordinados a qualquer tipo de interesses comerciais ou corporativos, sejam eles públicos ou privados.
Valores
O FÓRUM SAÚDE PARA O SÉCULO XXI rege-se pelos seguintes princípios:
1. As pessoas em primeiro lugar - o cidadão deve estar sempre no centro das políticas de saúde, especialmente no que se refere ao Sistema Nacional de Saúde. 2. Investimento e não despesa - os gastos em saúde são um investimento no ativo mais precioso do país: as pessoas. 3. Visão holística – a saúde é um ecossistema complexo que implica uma coordenação e integração das políticas sobre saúde, educação, segurança social, economia e finanças. 4. Relações de confiança – o sucesso das reformas estruturais é fruto das relações de confiança que se estabelecem entre os agentes da mudança. 5. Capacitação das pessoas – porque a literacia em saúde é um fator fundamental para o sucesso de qualquer política de prevenção em saúde. 6. Foco no médio e longo prazo – porque os investimentos em prevenção não se medem nem avaliam no prazo de uma legislatura.
