No ano em que se assinalam os 40 anos do SNS é importante realçar o seu impacto na sociedade portuguesa, nomeadamente como fator de coesão social.
Mas, é também o momento de refletirmos sobre as expectativas futuras dos cidadãos relativamente ao SNS e aos desafios que este terá de enfrentar.
O envelhecimento da população sendo um fator positivo, acarreta um conjunto de novos desafios, quer ao nível da morbilidade múltipla, quer ao nível das doenças mentais, particularmente na área da demência.
A integração dos cuidados primários, hospitalares e continuados, mais do que uma moda, é uma inevitabilidade que temos de aceitar e implementar.
A descentralização é a forma mais fácil de aproximar o SNS das pessoas e das suas necessidades e expectativas relativamente à saúde em geral e aos cuidados integrados em particular.
Debater a integração de cuidados e a descentralização da sua gestão e prestação, é o que propõe o Fórum Saúde Século XXI e a Câmara Municipal de Torres Vedras com a realização do “Ciclo de Conferências a Oeste – Torres Vedras 2019”