“Será possível reduzir a obesidade através de novas políticas municipais?”
“Será que a utilização de trotinetes elétricas contribui para a saúde da comunidade?”
Como combater o alcoolismo e as drogas?
Para o ajudar desenvolver a cidadania ativa em saúde desenvolvemos um programa de formação sobre literacia e envolvimento da população especialmente vocacionado para os municípios.
Este programa foi desenhado para se adaptar às suas necessidades e constrangimentos, promovendo uma aprendizagem célere, consolidada e pragmática.
Este módulo de formação visa dotar os participantes com os conhecimentos e ferramentas que lhes permitam:
Este programa tem como principais destinatários os titulares dos órgãos executivos do município, os técnicos municipais, e todos os agentes locais cuja colaboração e cooperação é indispensável à execução dos diferentes programas de voluntariado a oferecer pelo município à sua população.
Este módulo de formação integra três sessões de trabalho síncronas e uma sessão assíncrona.
As sessões síncronas têm a duração de três horas e estão divididas em quatro blocos de 45 minutos.
Cada bloco de 45 minutos é constituído por um sub-bloco expositivo de 20 minutos, seguido de um sub-bloco de interação e dinâmica de grupo, também ele com a duração de 20 minutos.
Entre cada bloco de 45 minutos existe um intervalo de cinco minutos.
A sessão assíncrona é reservada à resolução de um caso prático pelos grupos de trabalho.
Todas as sessões decorrem online através da plataforma ZOOM.
Todos os módulos de formação têm um tutor que apoia e acompanha pessoalmente todos os formandos e que constitui o elo de ligação com os formadores.
Os formandos têm acesso online a uma “caixa de ferramentas” onde encontram artigos, check lists, bibliografia complementar e os slides apresentados em cada uma das sessões.
Para obviar o esquecimento que naturalmente ocorre com o passar do tempo, recorremos a uma solução de gamming, através da qual as pessoas aprendem jogando.
Trata-se de uma aplicação para telemóvel que disponibiliza um jogo que permite aos formandos de uma forma divertida e descontraída reterem mais de 80% da informação básica necessária.
O “jogo” tem vários níveis que precisamos de completar e permite-nos desafiar os restantes “jogadores” para ver quem consegue obter a pontuação mais elevada.