To Do or Not to Do in Health Services foi o título da Conferência promovida pela Choosing Wisely Portugal & Calouste Gulbenkian Foundation no passado dia 19 de Setembro.
O evento promovido pela Ordem dos Médicos, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Institute for Evidence Based Health e Choosing Wisely Portugal teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).
Abriram a sessão o Presidente da FCG, António Feijó, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães e o Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, João Eurico da Fonseca.
Depois de conhecidos alguns dos projetos da FCG na área da saúde, apresentados por Bruno Macedo, foi a vez de António Vaz Carneiro apresentar o projeto Choosing Wisely Portugal.
Seguiram-se as intervenções de Wendy Levinson, da Choosing Wisely Canada, que apresentou os ensinamentos e resultados de oito anos de campanhas junto dos profissionais de saúde e do público em geral, de Jeremy Grimshaw, que nos falou sobre “De-implementing Wisely” e como ciência deve contribuir para reduzir os cuidados de baixo valor acrescentado, e finalizar a intervenção de Pedro Delgado, que nos falou sobre a importância da equidade na prestação de cuidados de saúde.
Após as intervenções dos oradores convidados foi aberta a discussão na qual participaram diversos elementos da assistência.