FÓRUM SAÚDE PARA O SÉCULO XXI recebido na Assembleia da República

No dia 12 de Março, o FÓRUM SAÚDE PARA O SÉCULO XXI foi recebido na Assembleia da República no âmbito da audição conjunta pelo Grupo de Trabalho Nova Lei de Bases para a Saúde, tendo apresentado as recomendações que constam do seu mais recente documento intitulado “CINCO PRIORIDADES PARA A SAÚDE“:

  1. Aumento da percentagem da despesa em saúde no total da despesa pública (12% em 2014) tendendo progressivamente – máximo de cinco anos – para a média da UE (16,7% em 2016).
  2. Criar uma efetiva separação entre o financiadore, o regulador e o prestador de cuidados de saúde, acabando-se com as relações de interdependência e aplicando-se critérios de avaliação previamente definidos, bem como as respetivas consequências.
  3. Adotar modelos de financiamento centrados nos resultados em saúde obtidos e não nos atos realizados.
  4. Redesenhar o modelo organizativo promovendo a articulação entre os cuidados de saúde primários, os cuidados de saúde hospitalares, e os cuidados continuados, procurando desfazer a sobreposição de gastos e recursos e respondendo às necessidades e expectativas dos cidadãos que pagam o SNS através dos impostos e taxas.
  5. Melhorar a literacia em saúde de todos os cidadãos com vista à adoção de comportamentos e estilos de vida mais saudáveis.

Pode assistir à audição integral aqui.

Deixe uma resposta