
Foram mais de 2.500 os participantes que ao longo de dois dias passaram pelo Centro de Congressos do Estoril para assistirem ao GLOBAL HEALTH FORUM 2023.
O evento, cuja sessão de abertura esteve a cargo do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, contou ainda com participação do Vice-Presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, e do Chairman e Diretora Executiva do Fórum Saúde XXI, respetivamente Adalberto Campos Fernandes e Andrea Lima.
Foi um auditório completamente cheio que assistiu ao “Diálogo de Abertura” protagonizado por Luís Marques Mendes e Fernando Araújo e cuja moderação esteve a cargo da jornalista Maria Elisa Domingues.
O programa constituído por oito sessões plenárias e 28 sessões paralelas contou com mais de 250 oradores, que durante dois dias tiveram oportunidade de apresentar e debater as suas ideias e projetos.
Abarcando diferentes áreas de conhecimento e setores de atividade, o evento foi pródigo na partilha de conhecimento numa perspectiva multidisciplinar e integrada tendo em vista garantir uma “Saúde para Todos”
Outro momento marcante aconteceu no sábado de manhã quando o auditório se encheu novamente para assistir à Conferência de Abertura do segundo dia, que esteve a cargo do Ex-Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que abordou o tema “Saúde Global num Mundo Global”.
No decorrer do evento foram entregues os Global Health Fórum Awards 2023 a cinco mulheres que muito contribuíram para a melhoria da saúde em Portugal.
A cerimónia de atribuição dos prémios decorreu durante um jantar oferecido pela Câmara de Cascais tendo estes sido entregues a:
Graça Freitas — Saúde Pública
Arsisete Saraiva — Associativismo e Sociedade Civil
Catarina Resende de Oliveira — Investigação Científica e Inovação Biomédica
Maria Amélia Ferreira — Ensino Médico, Investigação Clínica e Cidadania
Maria de Belém Roseira — Ação Política, Intervenção Cívica e Dinamização Social
O evento terminou no sábado à tarde com a entrega dos Global Health Fórum Awards a três instituições de solidariedade social que se têm distinguido pelo seu trabalho em prole da saúde:
APDP — Associação Protetora dos Diabéticos Portugueses
A.N.D.A.R. — Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide
AJUDA DE MÃE
Photo Gallery link