Estudo revela que 85% dos entrevistados tem mais medo de perder a visão, do que os outros quatro sentidos

No âmbito da Semana Mundial do Glaucoma que se assinalou de 12 a 18 de março, a Novartis divulga os resultados de um estudo internacional que concluiu que a maioria das pessoas (54%) não está familiarizada com o glaucoma1. A doença é a principal causa de cegueira no mundo, afetando aproximadamente 60 milhões de pessoas2. O glaucoma é muitas vezes subdiagnosticado porque não apresenta sintomas3 e vai-se agravando com o tempo, podendo levar à perda total de visão2. Contudo, se diagnosticada precocemente, a doença pode ser controlada 4.

O estudo revela que 87% dos entrevistados acredita que os exames oftalmológicos regulares são importantes, mas apenas 33% afirma visitar o oftalmologista anualmente 1.

Prevê-se que o fardo do glaucoma a nível mundial aumente nos próximos anos, atingindo 76 milhões de pessoas, até 20202.

Resultados adicionais do estudo indicam que1:

  • Os principais motivos apontados para a ausência de rastreios regulares são: dificuldades financeiras (21%); a crença “Eu não tenho problemas oculares” (19%); a ideia de que um exame anual não é necessário (17%).
  • A maioria dos inquiridos está mais familiarizado com as cataratas.

Referências

  1. Novartis Global Glaucoma Awareness Survey results. May 2016.
  2. Tham YC, Li X, Wong TY et al. Global prevalence of glaucoma and projections of glaucoma burden through 2040: a systematic review and meta-analysis. Ophthalmology
  3. Weinreb RN, Aung T, Medeiros FA. The pathophysiology and treatment of glaucoma: a review. JAMA 2014;311(18):1901-1911.

American Optometric Association. Glaucoma. http://www.aoa.org/Glaucoma.xml

Os comentários estão fechados.