
No âmbito da Semana Mundial do Glaucoma que se assinalou de 12 a 18 de março, a Novartis divulga os resultados de um estudo internacional que concluiu que a maioria das pessoas (54%) não está familiarizada com o glaucoma1. A doença é a principal causa de cegueira no mundo, afetando aproximadamente 60 milhões de pessoas2. O glaucoma é muitas vezes subdiagnosticado porque não apresenta sintomas3 e vai-se agravando com o tempo, podendo levar à perda total de visão2. Contudo, se diagnosticada precocemente, a doença pode ser controlada 4.
O estudo revela que 87% dos entrevistados acredita que os exames oftalmológicos regulares são importantes, mas apenas 33% afirma visitar o oftalmologista anualmente 1.
Prevê-se que o fardo do glaucoma a nível mundial aumente nos próximos anos, atingindo 76 milhões de pessoas, até 20202.
Resultados adicionais do estudo indicam que1:
- Os principais motivos apontados para a ausência de rastreios regulares são: dificuldades financeiras (21%); a crença “Eu não tenho problemas oculares” (19%); a ideia de que um exame anual não é necessário (17%).
- A maioria dos inquiridos está mais familiarizado com as cataratas.
Referências
- Novartis Global Glaucoma Awareness Survey results. May 2016.
- Tham YC, Li X, Wong TY et al. Global prevalence of glaucoma and projections of glaucoma burden through 2040: a systematic review and meta-analysis. Ophthalmology
- Weinreb RN, Aung T, Medeiros FA. The pathophysiology and treatment of glaucoma: a review. JAMA 2014;311(18):1901-1911.
American Optometric Association. Glaucoma. http://www.aoa.org/Glaucoma.xml