E QUANDO NÃO É COVID-19?

“E QUANDO NÃO É COVID-19?” foi o tema do quarto debate online integrado num ciclo de conferências/debate promovido pelo FÓRUM SAÚDE PARA O SÉCULO XXI e que visa clarificar alguns temas relacionados com a COVID-19 que preocupam o cidadão comum.

Morrer é sempre morrer, de covid ou não…
É urgente prevenir mais mortes!
O Professor José Fragata defende que a saúde deve ser o primeiro sector a arrancar na retoma, e que esta deve ser em força e não necessariamente faseada como em outros sectores. Mas para isso é necessário manter as normas estritas de prevenção e, neste caso, o pessoal de saúde é o segmento da população melhor preparado para o fazer. É preciso restaurar a confiança das pessoas no SNS, nomeadamente através de hospitais “Covid Free”.
No seu comentário, o Professor Adalberto Campos Fernandes afirmou: “O sistema foi exposto a uma perturbação extrema! Mas isto, é uma oportunidade de fazermos em três anos o que esperámos 30 anos para fazer. É preciso que o acesso às urgências hospitalares passe a estar condicionado a referenciação prévia por parte do SNS24, de um médico, ou de um enfermeiro. Há que recorrer cada vez mais à hospitalização domiciliária, à telesaúde, ao diferimento de horários e ao princípio do agendamento de consultas que coordene o tempo do doente com o tempo do profissional de saúde.”
O vídeo do debate está disponível em https://vimeo.com/411515582 

Deixe um comentário