Futuro da saúde em debate no Cascais International Health Forum

Futuro da saúde em debate no Cascais International Health Forum

Os temas críticos para o setor da saúde em Portugal, na Europa e em termos globais, designadamente a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade, foram debatidos no Cascais International Health Forum, cimeira que reuniu mais de 2500 profissionais do setor da saúde nos dias 31 de maio e 1 de junho de 2024, no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais.

Com o lema “Health for All in a Sustainable World”, esta reunião magna do setor da saúde trouxe a Portugal alguns dos mais reputados cientistas, investigadores, gestores, profissionais de saúde e decisores do setor, com um programa intenso e relevante assente em 9 pilares temáticos tratados em plenário e cerca de três dezenas de sessões temáticas com debates especializados.

Em dois dias de trabalho e networking internacional, foram apresentados mais de 200 oradores, incluindo investigadores e especialistas nacionais e estrangeiros, decisores de vários países e instâncias internacionais da saúde, focados numa discussão tecnicamente suportada, aberta ao contraditório e à partilha de ideias, com o objetivo de preparar as pessoas e as instituições para futuros desafios nesta área.

Os tópicos centrais do debate incluíram a próxima geração da inteligência artificial, o papel crucial da inovação e da tecnologia na saúde e a criação de valor em sistemas de saúde em transição. O fórum proporcionou uma oportunidade única para explorar as tendências emergentes, oportunidades e desafios no campo da saúde digital, num momento em que a tecnologia desempenha um papel sem precedentes na transformação dos cuidados de saúde.

A iniciativa incorporou ainda temas essenciais como a estratégia para combater as alterações climáticas no setor da saúde, refletindo sobre como as políticas globais podem ser aplicadas para promover uma abordagem mais sustentável e inclusiva. O debate abordou também o desenvolvimento da saúde e o papel vital que os setores público e privado desempenham na criação de sistemas de saúde robustos, resilientes e acessíveis a todos.

As 9 sessões plenárias e 35 paralelas constituíram os principais atrativos do evento. Estes momentos representaram uma oportunidade de explorar os desafios futuros para a saúde, incluindo a urgência de abordar questões de equidade, o impacto das tecnologias emergentes e a necessidade de estratégias de saúde que sejam sustentáveis tanto ambiental quanto economicamente.

Scroll to Top
×