Novartis lança programa de inovação e empreendedorismo, convidando startups a dar resposta a desafios do setor da saúde

A Novartis acaba de lançar o Techcare, um programa desenvolvido com a Deloitte Digital e a Beta-i, que desafia startups experientes na produção de protótipos ou já em fase de testes, a desenvolver ferramentas, soluções ou métodos que respondam a necessidades da Novartis e dos seus clientes e parceiros, fomentando a inovação no ecossistema da saúde.

As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de outubro. As 10 melhores vão participar num bootcamp onde, durante uma semana, terão oportunidade de contactar com responsáveis da Novartis e de representantes de várias áreas no ecossistema da saúde. No bootcamp, a realizar em novembro, será ainda feita a primeira validação dos produtos e aferida a sua proposta de valor. Em aberto fica a possibilidade da Novartis disponibilizar o apoio necessário para a concretização e viabilidade de um projeto.

O Techcare tem como ambição reimaginar o futuro do ecossistema da saúde. Foca-se nas seguintes patologias/áreas terapêuticas: insuficiência cardíaca, psoríase, espondilartrites, asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), esclerose múltipla, patologias retinianas e oncologia e tem quatro grandes desafios, que procuram resposta:

  • Diagnóstico e referenciação: classificar doenças ao nível dos cuidados primários, permitindo o diagnóstico precoce, a gestão de redes de referência e a formação em suporte virtual;
  • Ativação do doente e gestão da doença: ajudar os doentes na identificação de sintomas e na gestão da doença, em particular de doenças crónicas, contribuindo para a sua literacia em saúde;
  • Criação de valor e resultados em saúde: demostrar o impacto financeiro dos medicamentos, bem como o seu potencial clínico e retorno económico;
  • Redes colaborativas –  fortalecer a partilha de informação, conhecimentos, experiências e iniciativas entre profissionais de saúde, doentes e associações de doentes.

As opções tecnológicas a explorar podem passar por: cloud health, marketing digital, inteligência artificial, IoT – Devices & Analytics, metadados, realidade aumentada e realidade virtual, entre outras. Toda a informação sobre o programa e candidaturas disponível em:

www.techcareprogram.com

 

Deixe uma resposta